O Pequeno Tzu

Tuesday, June 03, 2008
Jie e a morte
O dia tinha sido sido cansativo, Jie tinha brincado desde o nascer do dia com os ursos da montanha e chegou a uma pequena povoação cansado.
Ao passar pela rua principal, praticamente deserta, Jie é derrubado por carpinteiro que corria apressado:
"Desculpa meu jovem, mas estou atrasado"
- O que se passa? Onde está toda a gente?"
"Estão todos no funeral. O sábio da vila morreu ontem, com 150 anos, e todos quiseram ir festejar a sua herança, bebendo e recordando ao pé dele a iluminação que nos trouxe durante gerações".

Jie decidiu seguir o apressado senhor.

Ao fundo começou a ver uma multidão barulhenta. Pensou na grandeza que devia ter tido aquele homem, para reunir toda a vila a falar dos seus ensinamentos, a contar as suas lições, a dar exemplos de como ele contribui para a sua felicidade.

"Foi pena teres chegado um dia atrasado?"-disse um velha senhora,"perdeste a oportunidade de conhecer um homem extraordinário.
- Mas estou a conhecê-lo, ele neste momento está em centenas de pessoas. Cheguei no momento certo.

Jie circulou durante horas pelo meio do habitantes, ouvindo as memórias do velho sábio pela voz de quem o viveu. Nessa altura pensou: como é que, um só, se multiplicou por tantos?

A certa altura reparou que ao longe, sentada num ramo de oliveira estava uma menina de negro. Era a única pessoa que chorava.
Ao dirigir-se a ela foi sentido frio, cada vez mais frio.

-Olá. Porque choras?
"Olá Jie. Choro porque nunca mais vou conseguir ouvi-lo. Adiei a sua partida anos e anos para o conseguir ouvir todos os dias a esta hora. Mas ele ontem desistiu, disse-me nos olhos que não era meu, e que queria partir".
-Mas Morte, se ele partiu, não deveria estar contigo? Na tua casa?
"Não, pequeno tzu, os espíritos livres não entram em minha casa. Vês este pequeno pássaro acabado de nascer?"
-Vejo.
"É ele Jie. É ele pronto a viver de novo".
-Eu sei. Ele disse-me.
"Consegues ouvi-lo?? consegues ouvir o que ele diz?"
-Consigo, Morte, o espíritos livres entram directos na minha casa, o meu coração.
"Como ele canta bem. O que é que ele está a dizer?"
-Não está a dizer, está a cantar. Aceitas uma dança?
posted by CdaPluma @ 7:28 PM  
2 Comments:
  • At 8:15 PM, Blogger nOgS said…

    Tinhas razão, meu querido... Não está genial.

    Este post supera o genial de tão puro e belo que está.

    Já coloquei as asas, para dançar enquanto voo com ele.


    Beijo

     
  • At 10:58 PM, Blogger Maria said…

    Também posso dançar? mesmo sem tecnica nenhuma?... só assim para cá e para lá, um balançar...

    Gostei muito ;) Beijinhossssssss

     
Post a Comment
<< Home
 

"Nothing is as real as a dream. The world can change around you, but your dream will not. Responsibilities need not erase it. Duties need not obscure it. Because the dream is within you, no one can take it away."

About Blog
sorry

Previous Post
Links
Templates by
Free Blogger Templates